Skip to content

Receitas || Bolachas de cacau e avelã

Receitas || Bolachas de cacau e avelã

Bolachas de cacau e avelã

Nesta quarentena tenho feito imensos doces e testado algumas receitas novas; esta é uma delas. Há já algum tempo que queria fazer uma espécie de bolacha de Nutella, mas sem a dita cuja, e numa versão um pouco mais saudável mas igualmente deliciosa. Sairam então estas bolachas de cacau e avelã! Fáceis de fazer, super molinhas por dentro, muito ao estilo americano. são quase uma espécie de brownie mas em forma de bolacha, e com o sabor irresistível do cacau e da avelã!

Ingredientes (para 18 bolachas)

2 chávenas e meia de farinha normal
1 chávena e meia de açúcar de côco
Meia chávena de cacau puro em pó
100g de chocolate 70% cacau
100g de avelãs 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Meia colher de chá de sal
1 chávena de azeite
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho
2 ovos

Preparação

Pré aquecer o forno a 190º. Torrar as avelas (caso não sejam já torradas), picar e reservar. Picar o chocolate e reservar.

Juntar os sólidos numa só taça e mexer: farinha, bicarbonato, amido, sal e cacau.

Numa outra taça, grande, bater os ovos com o açúcar, azeite e essência de baunilha, por aproximadamente 3 minutos. Juntar com uma espátula os sólidos a pouco e pouco, envolvendo suavemente. Por fim, juntar o chocolate e a avelã picada, até que fiquem bem misturados na massa. A massa vai ficar espessa e pegajosa.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e formar bolinhas de massa com a ajuda de duas colheres. A massa rende aproximadamente 18 bolachas, levando 9 cada tabuleiro, se este for grande. Deixem espaço entre as bolinhas, pois elas vão achatar para o formato de bolacha.

Levar ao forno cada tabuleiro por cerca de 8 minutos. Não deixem as vossas bolachas de cacau e avelã cozer demasiado! Depois de saírem do forno, deixem-nas arrefecer no tabuleiro, para assentarem.

Conservação

Estas bolachas de cacau e avelã conservam-se à temperatura ambiente por cerca de uma semana, se não estiver calor. Podem colocar no frigorifico se estiver calor e também podem congelar as bolachinhas depois de feitas e de arrefecidas; quando descongelarem vão estar tal e qual como se tivessem sido feitas naquele dia!

Sobre os ingredientes

Não se assustem com o azeite nos ingredientes. As vossas bolachas de cacau e avelã não vão saber a azeite! O azeite é uma gordura boa, que fica ótima utilizada em substituição do óleo vegetal ou da manteiga/margarina!

O acúcar de côco pode ser substituído por acúcar mascavado, no entanto o acúcar de côco é muito mais saudável! Nunca experimentei esta receita com outros tipos de farinha; se o fizerem, contem-me como correu!

Bolachas de cacau e avelã

Espero que gostem destas bolachas de cacau e avelã! Dica: aqueçam-nas no micro-ondas por 8 segundos, para parecerem brownies. Se preferirem fazer realmente brownies, tenho a receita para os melhores do mundo, aqui!

___________________________________
Se gostaram de ler este artigo e querem ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podem subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais InstagramPeoople e Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

2 Comments

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      E sabem ainda melhor 😁

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: