Skip to content

Guia para um fim de semana em Aveiro

Guia para um fim de semana em Aveiro

fim de semana em Aveiro

Uma vez que estive um fim de semana em Aveiro, decidi fazer-vos um mini guia para aproveitarem um fim-de-semana nesta cidade lindíssima.

Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”, muito devido aos canais que passam pela cidade. O município tem limites terrestres e aquáticos através da Ria com Ílhavo e Murtosa. Faz ainda fronteira com Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Vagos e Águeda.

Em Vagos celebra-se anualmente o Vagos Metal Fest, normalmente nos primeiros dias de Agosto. Se forem fãs de metal e vierem ao festival, é mais um motivo para passarem por Aveiro, pois fica mesmo ao lado.

Fim de semana em Aveiro || Sábado

Eu diria para, num fim de semana em Aveiro, fazerem um dia a passear pelo centro da cidade e outro dia para os arredores. Para este primeiro dia vou vos falar do que podem fazer pela cidade.

Passear junto ao canal principal

fim de semana em Aveiro

O canal principal é rodeado de ruas decoradas de forma muito gira, e está sempre com movimento, nomeadamente devido aos passeios de Barco Moliceiro. Podem fazer um passeio desses, e geralmente tem uma duração de 45 minutos, com preços que rondam os 10€ por adulto e 5€ por criança.

Conhecer a parte moderna da cidade

fim de semana em Aveiro
fim de semana em Aveiro

Aveiro tem uma zona perto do centro que tem prédios modernos muito elegantes, uma escadaria giríssima que diz I <3 AVEIRO e um restaurante de sushi fabuloso (dos melhores que já comi, com uma relação qualidade preço excelente). Façam um passeio a pé por essa zona, vejam as escadas e almocem no dito restaurante! Chama-se Subenshi e é maravilhoso.

fim de semana em Aveiro
A “famosa” escadaria!

Provar os melhores ovos moles de Aveiro

Dizem os populares que os melhores ovos moles de Aveiro são na Maria da Apresentação da Cruz Herdeiros. Acho que isso é uma questão de gosto pessoal, mas não podia deixar de vos dar esta referência. Esta “casinha” fica perto do centro, e tem de se tocar à campainha para sermos atendidos. Toda uma experiência à antiga, o que por si só já vale muito.

Percorrer a cidade de “buga”

fim de semana em Aveiro

Uma das experiências mais giras que se pode fazer por Aveiro é passear de bicicleta. O município disponibiliza gratuitamente as famosas “bugas”, e acreditem que é super giro andar pela cidade dessa forma!

Visitar monumentos/locais de interesse

fim de semana em Aveiro

Podem conhecer várias coisas interessantes. A Catedral de Aveiro e Igreja de São Domingos são um dos exemplos. Têm ainda o Museu de Aveiro, e a Ponte da Amizade, onde encontram fitas coloridas que representam os laços entre as pessoas!

Fim de semana em Aveiro || Domingo

fim de semana em Aveiro

Domingo no Verão é quase sinónimo de praia, por isso não deixem de visitar a praia da Barra e dar lá um mergulho, ou apanhar banhos de sol. Aproveitem e visitem o Farol da Barra, se estiver aberto! No verão também é costume existirem atividades gratuitas nessa zona da cidade, é uma questão de estarem atentos à agenda municipal. Já vi por lá observação de estrelas, entre outras coisas giras.

fim de semana em Aveiro
Praia da Barra

Um fim de semana em Aveiro também não é o mesmo se não provarem uma tripa, seja ela doce ou salgada. As tripas são um doce típico da zona, e geralmente vê-se muitas barraquinhas a vender perto das praias de Aveiro. A tripa em si tem uma massa entre o crepe e a panqueca, mas mais chewy, e podem rechear com o que quiserem. Eu cá recomendo com chocolate...é de babar!

fim de semana em Aveiro
Tripa de chocolate!

Aproveitem e façam uma visita à Praia da Costa Nova, onde encontram casinhas típicas da zona. São casinhas listadas (com branco e outras cores) e dão sempre fotos muito bonitas.

Não se esqueçam de visitar as pastelarias tradicionais de Aveiro, onde encontram bolos maravilhosos! Aveiro é muito mais que os ovos moles, acreditem!

Se quiserem fazer algumas compras, encontram no centro várias lojas de marcas conhecidas, assim como um pequeno centro comercial, com muita oferta.

Gostaram deste mini guia?

Se gostaram de ler este artigo e querem ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podem subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

2 Comments

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Têm sim ☺️ beijinhos 😘

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: