Fui fazer um Pastel de Natal Workshop

Leram bem! Fiz no sábado passado um Pastel de Nata Workshop, para aprender a fazer este bolo tão delicioso! Sou mega fã de pasteis de nata, sempre foram dos meus bolos preferidos. Quando era miúda lembro-me perfeitamente que o que gostava mais no pastel de nata era o seu recheio. O creme maravilhoso. E como tal, chegava a comer primeiro o creme à colher, e só depois a massa folhada! Hoje em dia já não faço isso, e aprecio o pastel de nata como um todo. Mas claro, para ser mesmo bom, tem de estar super estaladiço por fora e deliciosamente cremoso por dentro!

A Pastelaria Batalha (da qual já vos falei aqui) é mestre em fazer bons pasteis de nata. Inclusive, já foram vencedores de vários prémios, um dos quais o 3º lugar no Concurso do Melhor Pastel de Nata de Lisboa, em 2018.
Descobri que a Pastelaria Batalha promove diariamente workshops para se aprender a fazer pasteis de nata, e foi isso que eu fui fazer no sábado passado, depois de almoço! Foram duas horas muito bem passadas, com o João, pasteleiro/padeiro da Pastelaria, e com o grupo fantástico de “aprendizes” que éramos.
Este workshop está aberto a todos os níveis, mesmo que não tenham experiência prévia em pastelaria. É feito com um máximo de 10 pessoas e dura aproximadamente duas horas.
A experiência

Comecei o workshop com uma conversa descontraída entre o João e os restantes companheiros de aprendizagem, onde nos apresentámos e ficámos a saber um bocadinho uns dos outros. Depois, o João deu-nos a provar dois bolinhos deliciosos feitos na pastelaria, e seguimos para o espaço de trabalho, onde fomos meter mãos à obra e começar mesmo o workshop.

Passámos pelos passos todos. Fizemos a massa de raiz, esticámos a mesma, fizemos o creme, “barrámos” as formas com a massa, recheámos e colocámos no forno.

Entre cada passo o João ia nos dando dicas extra em relação à forma como vamos tratar os ingredientes em casa, os tempos, os comportamentos de cada forno, etc. Dicas preciosas, porque cada um de nós tem cozinhas diferentes e não temos instrumentos profissionais.

Ficámos também a conhecer um pouco mais da história do pastel de nata, e claro, da Pastelaria Batalha.

No final, os nossos pasteis de nata sairam LINDOS, e fomos degustá-los com uma bebida à nossa escolha. Cada um de nós teve direito a três pasteis de nata. O João ainda nos deu uma caixinha para levar os pasteis de nata para casa, caso não comêssemos tudo.

Conclusão
Adorei a experiência, porque meti mesmo “as mãos na massa” e fiz pasteis de nata lindos e deliciosos! Agora, mal posso esperar para repetir a proeza na minha casa!
Se quiserem ter esta experiência, podem reservar o vosso lugar num Pastel de Nata Workshop, aqui. Eu adorei! E além de ser super giro aprender a fazer os pasteis, o João é uma simpatia de pessoa, o que tornou tudo ainda melhor! Mega recomendado!! Não se vão arrepender!
Beijinho,
Lara ♥
Be First to Comment