Tarte Banoffee
Se há tarte que eu gosto, é esta: Banoffee. É super equilibrada nos sabores, mas não deixa de ser uma verdadeira bomba calórica, por isso, estão por vossa conta 😉
Garanto-vos que vai fazer as delícias de quem a provar. A não ser, claro, que não gostem de banana! Então, vamos lá à receita:
Ingredientes
- 4 bananas grandes e maduras q.b. (sem estarem com pontinhas pretas na casca)
- 200g de manteiga
- 250g de bolacha digestiva
- 300ml de natas bem frias
- Açúcar q.b.
- 2 latas de leite condensado cozido OU o equivalente de doce de leite
- Chocolate de culinária q.b.
Preparação
Comecem por untar uma tarteira de 32cm com manteiga. Depois, triturem a bolacha no processador (até pode ser no 123) até ficar bem miudinha. Derretam a manteiga e misturem com a bolacha, de forma a ficar uma espécie de pasta. Moldem o interior da tarteira com a pasta. Isto vai ser a base da vossa tarte. Levem ao forno já previamente aquecido nos 160º, por cerca de 10/15 minutos (até ficar com um aspeto dourado). Retirem do forno e deixem arrefecer. Nota: Eu fiz esta banofee da foto numa forma de bolo com fundo removível; serve na mesma, têm é de ter cuidado depois ao colocar os ingredientes.
Quando estiver fria, podem começar a rechear a tarte. Batam o leite condensado cozido até ficar sem grumos, e barrem por cima da base da tarte. Depois, cortem todas as bananas às fatias, e espalhem por cima do leite condensado cozido. Por fim, batam as natas (bem frias) com um bocadinho de açúcar, para formar chantilly. Formem um chantilly espesso e consistente, para que aguente umas boas horas em cima da tarte. Depois do chantilly estar feito, basta barrar por cima das bananas. Terminem a tarte decorando a gosto, eu derreti um pouco de chocolate e salpiquei por cima, e também coloquei algumas raspas de chocolate.
Levem ao frio antes de servir. Podem tentar desenformar antes ou depois de ir ao frio, é como acharem que a vossa tarteira dá mais jeito. Eu como fiz numa forma de bolo de fundo removível, bastou-me retirar as laterais e ficou desenformada.
Dica pessoal: Eu prefiro esta tarte com doce de leite. Já a fiz com o doce de leite da Casa da prisca, e fica maravilhosa! É como vocês gostarem mais.
Espero que gostem desta tarte banoffee! Bom apetite.
Beijinhos,
Lara ♥
Já estou aqui a magicar uma desculpa para a fazer 😉 ***
Eheh ??❤️
Ola,vou fazer um dia,beijinhos. Que maravilha.
Vais adorar! Beijinhos ❤️