Skip to content

Rotina de skincare com Retinoides

Rotina de skincare com Retinoides

O tempo em que não me preocupava com as rugas acabou. Já estou a caminho dos 36 anos, e apesar de ter a sorte de praticamente não ter rugas, quis introduzir os retinoides na minha rotina de skincare, para que a minha pele aos 40 continue com bom aspecto.

Os retinoides podem ser introduzidos mais cedo na nossa rotina de beleza (a partir dos 25 anos é o ideal), mas sinceramente até há bem pouco tempo nem sequer sabia o que eram estes tão falados retinoides! Decidi então renovar a minha skincare (que andava bem desleixada, confesso) e começar Fevereiro em bom com imensos produtos novos para a minha rotina, onde incluí, então, um produto com retinoides. Comprei também um creme de dia, creme de noite, gel de limpeza, serum com vitamina C e protetor solar SPF 50+:

rotina de skincare com retinoides

O que são, então, os Retinoides?

A querida Enfermeira Carla explica bem na sua conta de skincare: os retinoides são derivados da vitamina A, cujos efeitos passam por controlar a produção de sebo, melhorar as linhas finas/rugas, prevenir poros obstruídos, prevenir o fotoenvelhecimento, entre outros (vejam o post dela aqui, que ela explica tudo super bem!)

Foi por “culpa” dela que decidi introduzir os retinoides na minha rotina de skincare. Como nunca utilizei este tipo de produto, decidi começar com o Avene A-Oxitive, por conter retinoides numa forma muito suave. Pareceu-me ideal para quem, como eu, nunca os tinha experimentado.

Como utilizar?

Os retinoides devem ser utilizados na rotina de skincare nocturna e aplicados sempre depois do creme hidratante. Devem ser aplicados à noite, porque se alteram com a luz solar. No dia seguinte, é obrigatório utilizar protetor solar. Além disso, enquanto estamos a usar retinoides, não devemos fazer nem esfoliação química, nem física.

Conforme a sua “potência”, devem ser utilizados mais ou menos vezes. Idealmente, devemos começar por aplicar apenas uma a duas vezes por semana, e ir verificando como a pele reage. No meu caso, por ser um produto suave, espero conseguir utiliza-lo três vezes por semana.

E o resto da minha rotina de skincare?

Comprei imensos produtos novos para experimentar e fazer refresh à minha rotina de dia e de noite! Apenas mantive o tónico e o creme de contorno de olhos. Vou mostrar-vos o que comprei, um a um:

gel limpeza
Gel de limpeza Detox Garnier Bio (ambas as rotinas)
serum vitamina c
Serum Sesderma C.Vit (rotina de dia)
creme de dia vitamina c
creme de dia vitamina c
Creme de Dia Sesderma C-Vit (rotina de dia)
protetor solar
Bioderma Photoderm Max SPF 50+ (rotina de dia)
creme de noite
creme de noite
Hydrating Boost Night Revolution Skincare (rotina de noite)
retinoides
Avène A-Oxitive (rotina de noite)

Espero nos próximos meses ver uma melhoria na minha pele (tem estado com aspecto bastante cansado). O último ano em pandemia não me fez bem nesse sentido e sinto que me desleixei um pouco, relativamente à skincare. Mas estou a mudar isso! Daqui a uns meses conto mostrar-vos como está a minha pele e contar-vos se existiram de facto diferenças visíveis com o uso continuo destes produtos.

Não deixem de seguir a Enfermeira Carla, com a sua conta Skincare Decoded, pois foi com base no know how dela que me inspirei para escrever este artigo (e para comprar os meus produtos novos de skincare!).

___________________________________
Se gostaste de ler este artigo e queres ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podes subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais InstagramPinterest Facebook.

Be First to Comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: