Skip to content

São Miguel || Ilha de sonho: parte I

São Miguel || Ilha de sonho: parte I

Quem diria que ia escrever o guia para São Miguel apenas agora? É verdade. Estive em São Miguel em Julho de 2019, e foram das melhores férias que já fiz na vida.

Não conheço (ainda) mais nenhuma ilha do Arquipélago dos Açores, mas fiquei deslumbrada com a beleza de São Miguel. Em toda a ilha há sítios lindos para explorar, as pessoas são maravilhosas e a comida deliciosa!

Hoje, em tempos de pandemia, de certo que existem sítios inacessiveis para já (como por exemplo as piscinas termais) por isso tenham em atenção que, tudo o que vos mostrar neste guia, foi feito um ano atrás, onde não existia ainda COVID19.

Venham comigo então descobrir os sítios mais giros de São Miguel, que trilhos andei a fazer, que lagoas visitei, onde estive a comer…tudo!

Não esquecer que nos Açores podem fazer as quatro estações num só dia, pelo que convém ter sempre connosco um impermeável e uma peça de roupa mais quente. Ah, e claro, se forem no Verão, tenham sempre roupa de banho no carro 😉

Como chegar e onde ficar em São Miguel

Vindo do Continente, Madeira ou de outro país é muito fácil chegar por várias companhias aéreas. Nós viajámos com a Ryanair e correu tudo bem, exceto um pequeno atraso de voo que tivemos no fim das férias, na volta ao Continente. Se vierem de outra ilha do arquipélago, dependendo distância podem escolher chegar de ferry ou avião.

Chegámos a Ponta Delgada um pouco antes da hora de almoço. Já tínhamos carro alugado (dica: aluguem com alguns meses de antecedência, pois fica muito mais barato) e foi só esperar que nos viessem buscar ao aeroporto com o mesmo. As burocracias do carro alugado são relativamente rápidas e num instantinho já estávamos a conduzir o nosso Fiat Panda alugado.

O nosso Fiat Panda 😀

Alugar carro é a melhor forma para conhecer a ilha, pois dá muito liberdade de escolha no que visitar, não ficando condicionado a transportes (que são poucos) ou a excursões.

Ficámos 5 noites num casa partilhada (estilo Airbnb) pertíssimo do centro de Ponta Delgada (esta aqui) e no último dia estivemos no Hostel Out of the Blue, que é maravilhoso. Não parece NADA um hostel, tem quartos privados, uma piscina mega fofa e tudo é lindo no espaço! Foi uma estadia curta mas muito especial, para um dia que foi também especial.

São Miguel – Dia 1

No primeiro dia explorámos um pouco do centro de Ponta Delgada, muito rapidamente, e fomos almoçar ao Treze, um restaurante vegetariano mega bom e barato.

Almoço veggie no Treze

Depois de almoço fomos conhecer a Praia de Santa Bárbara. Posso vos dizer que fiquei fascinada com as praias de São Miguel. Água a temperaturas bem amenas, areias para todos os gostos…são fantásticas, as praias. A de Santa Bárbara tem um areal relativamente grande, areia cinzenta e uma vista linda à nossa volta.

Praia de Santa Bárbara

Depois de um tempinho na praia, fomos ao Miradouro de Santa Iria. De lá conseguem ver o oceano e uma parte da zona verde de Ribeira Grande.

Miradouro de Santa Iria

Saímos do Miradouro e depois de darmos uma volta pela zona fomos diretamente à plantação de chá da Gorreana Chás, a mais famosa plantação de chá de São Miguel.

A plantação é de um verde lindíssimo e dentro das instalações podem fazer uma visita guiada, que vale muito a pena.

Ficam a conhecer a história da empresa e como começou a ser feito o chá, desde antigamente até aos dias de hoje. Também podem beber gratuitamente o chá que lá é comercializado, ou comprar para levar para casa (dica: se quiserem comprar, comprem nos supermercados de São Miguel, é mais barato).

O cházinho (que é delicioso!)

Terminámos o nosso primeiro dia a jantar num restaurante bem giro, o Anfiteatro. Era o dia do meu aniversário e não podia ter terminado de melhor forma! Adorei o jantar, a comida era ótima e fomos muito bem servidos.

Termino aqui a primeira parte do meu guia de São Miguel, mas voltem amanhã, pois terei a segunda parte para vocês!

___________________________________
Se gostaste de ler este artigo e queres ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podes subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais InstagramPeooplePinterest Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

2 Comments

  1. Saudades de Sao Miguel 🙂 Estivemos à 2 anos nas Azores Villas e recomendamos 🙂 Quanto ao carro, tambem alugamos e recomendamos a Ilha Verde, o nosso estava ao lado do aeroporto 🙂 Queremos muito voltar ao paraiso 🙂

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      É realmente um paraíso na terra, São Miguel ❤️ também quero muito voltar!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: