Skip to content

Receitas || Bolo de cenoura estilo americano

Receitas || Bolo de cenoura estilo americano

bolo de cenoura

Para comemorar os seis anos do I Love Girly Things (celebrados ontem), decidi fazer um bolinho especial para comemorar! O escolhido foi um bolo de cenoura do blog Sally’s Baking Addition, no qual fiz algumas alterações para ficar ao meu gosto.

Este bolo de cenoura não tem nada a ver com o típico bolo de cenoura que vemos por cá, amarelinho e com cobertura de chocolate. Este bolo de cenoura é intenso, húmido, delicioso! É feito com bastantes especiarias, e com um recheio e cobertura deliciosos, de queijo creme.

É um bolo bastante fácil de fazer, basta seguirmos à risca os ingredientes! E Hoje vou ensinar-vos como se faz!

Ingredientes do Bolo de Cenoura

Para o Bolo:

1 chávenas de nozes picadas;
2 chávenas de acúcar de côco (ou acúcar mascavado escuro);
1 chávena de azeite extra virgem (ou de óleo de côco);
4 ovos grandes;
3/4 de chávena de puré de maçã (uso reineta);
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 chávenas e meia de farinha tipo 55;
2 colheres de chá de fermento;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de canela do Ceilão;
1 colher de chá de gengibre em pó;
1/2 colher de chá de noz moscada;
2 chávenas de cenoura ralada na hora.

Para o recheio/cobertura:

450g de queijo creme à temperatura ambiente (não usem versões light porque não fica a mesma coisa);
115g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente;
540g de açúcar em pó;
1 colher de sopa de leite meio gordo;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
Pitada de sal.

bolo de cenoura

Preparação do Bolo de Cenoura

Pré-aquecer o forno a 180º. Juntar os seguintes ingredientes secos numa tigela: farinha, especiarias, fermento, bicarbonato e sal. Misturar bem e reservar.

De seguida, numa tigela grande, bater os ovos, essência de baunilha, açúcar, azeite e puré de maçã com a batedeira, numa velocidade média/alta. Bater até não existir grumos visíveis de açúcar (mais ou menos 2 ou 3 minutos). Depois, juntar manualmente (com uma espátula, por exemplo) os ingredientes secos da tigela. Envolver bem até ficar tudo bem misturado. Por fim, misturar a cenoura e as nozes até a mistura ficar homogénea.

Preparem uma forma redonda grande sem buraco, que tenha fundo removível, com uma folha de papel vegetal no fundo, e coloquem lá a massa do bolo. Levem ao forno a 180º por cerca de 35/40 minutos ou até o palito sair seco no meio do bolo. Depois de cozido, deixem arrefecer completamente.

Depois de frio, podem dividir o bolo em dois e reservar. Se quiserem que o bolo em cima fique completamente “plano”, terão de nivelar também a metade de cima com uma faca, até ficar lisinho.

Vamos agora fazer o recheio e a cobertura! Numa tigela grande, bater o queijo e a manteiga com a batedeira, numa velocidade alta, durante cerca de dois minutos. De seguida, adicionem o açúcar, o leite, a baunilha e a pitada de sal. Batam tudo numa velocidade baixa durante cerca de 30 segundos e de seguida aumentem para a velocidade alta durante três minutos. Se o creme estiver algo liquido, adicionem um pouco mais de acúcar; se estiver demasiado denso, adicionem um pouquinho mais de leite.

bolo de cenoura

Decoração do Bolo de Cenoura

Creme feito, hora de decorar! Este creme fica branco ou amarelinho, conforme a baunilha que utilizarem. Se quiserem dar cor ao creme, adicionem corante em gel (uma ou duas gotas apenas) da cor que preferirem.

Comecem por rechear o bolo, colocando uma camada de creme na primeira metade que cortaram. Não coloquem demasiado, apenas o suficiente para cobrir essa metade. De seguida, coloquem a segunda metade por cima, para o bolo ficar “completo”. Peguem num saco de pasteleiro (ou podem até utilizar um saco de plástico daqueles de guardar alimentos) para colocarem lá o creme. Cortem a ponta do saco (pouquinho) e testem em algum lado como sai o creme do saco, para que se sintam confortáveis ao utilizá-lo.

Na decoração que fiz optei por bolinhas com ponta para cima, que é das decorações mais fáceis de fazer com o saco de pasteleiro. Depois, polvilhei com canela, por cima das bolinhas. Se preferirem, podem colocar um bico do vosso agrado no saco e fazer desenhos no bolo. Ou podem simplesmente não utilizar saco nenhum e espalhar apenas o creme por cima do bolo. É como preferirem.

Conservação do Bolo de Cenoura

Este bolo aguenta-se bem à temperatura ambiente (sem calor) no dia que é feito, mas aconselho-vos a guardarem-no no frigorifico, onde durará cerca de cinco dias.

Espero que experimentem este bolo divinal…vão ver que vão ficar fãs! É tão bom!! Mesmo sem creme, é uma delicia! Se preferirem receitas com chocolate, experimentem o meu bolo de chocolate. Aposto que vão adorar!

___________________________________
Se gostaram de ler este artigo e querem ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podem subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais InstagramPeoople e Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

2 Comments

  1. Ficou com óptimo aspecto e muito lindo 🙂 Parabéns porque o blogue é recheado de coisas que adoro ler e parabéns por te ter levado até onde tens ido 🙂 Que assim continue 😀 beijinhos priminha querida <3

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Fico tão feliz de ler isto!! Obrigada querida prima 🥰😘

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: