Skip to content

Receitas para esta quarentena: Lasanha de soja

Receitas para esta quarentena: Lasanha de soja

Foto: Pixabay

Desde que começámos a quarentena pelo COVID19 que tenho tentado poupar ao máximo. O objectivo é gastar o menos possível claro, mas também evitar ir à rua o máximo possível, cozinhando com o que tenho disponível, até ao limite. Por isso, hoje trago-vos uma receita que a meu ver é ótima para fazer nesta quarentena, porque é económica e porque rende bastante. É a minha lasanha de soja! Vamos a isso?

O quê? Lasanha de soja?

A maioria das pessoas gosta de lasanha, mas quando entra a soja ao barulho, fazem caretas. Desde que deixei de comer carne que tive de arranjar alternativas, e a soja não OGM foi uma delas (OGM – Organismos geneticamente modificados). A soja texturizada é um alimento que é barato e que rende imenso. Podem utilizar para fazer bolonhesas, chili, lasanha, empadão, hambúrgueres…imensas opções. Sei que há muitas pessoas que são contra a soja na sua alimentação; eu acho que se a introduzirmos esporadicamente na alimentação, sendo a soja de fonte segura e não OGM, não há problema. Mas esta é apenas a minha opinião.

Quando comprarem soja, escolham sempre de marcas que indiquem que é soja NÃO OGM. Fazer lasanha com soja rende imenso, porque se usa muito pouca quantidade de soja e além disso podem fazer dois tabuleiros, um para comer logo e outro para congelar. É o que eu costumo fazer. Por vezes até sobra da bolonhesa, que congelo para posteriormente comer com espaguete. Vamos à receita?

Ingredientes

100g de soja texturizada não OGM
1 lata grande de tomate triturado
1 stick de alho francês
2 cenouras médias
3 dentes de alho
1 cebola média
100ml de polpa de tomate
azeite q.b.
4 colheres de sopa de molho de soja
1 pacote grande de molho bechamel
Placas de lasanha (um pacote normalmente chega para dois tabuleiros)
1 pacote de mozarella ralada
Opcional: outro queijo ralado ao vosso gosto, para colocar entre camadas

Preparação

Primeiro preparamos a soja. Deitamos a soja numa tigela de sopa, com metade da tigela já com água. Temperamos a soja com 4 colheres de sopa de molho de soja e mexemos bem. Deixamos a soja repousar 10 minutos, porque vai hidratar com o liquido e crescer. Se acharem que tem pouco liquido, juntem mais um pouco de agua e de molho de soja.

Num tacho grande, em lume médio, refoga-se a cebola (já partida aos cubinhos) e o alho (idem) num fio de azeite que cubra o fundo do tacho. Depois de estarem lourinhos, colocamos a cenoura ralada, o alho francês cortado às rodelas e deixamos refogar. De seguida colocamos a lata de tomate, a polpa de tomate e mexemos bem. Quando começar a borbulhar, tapamos por 2 minutos e baixamos o lume. Ao fim dos 2 minutos, colocamos a soja e mexemos bem. Deixamos a apurar por mais 10 minutos e está pronta. Provem o molho um pouco antes dos 10 minutos e vejam se precisa de um bocadinho de sal. O molho de soja que se coloca na soja texturizada é bastante salgado, mas poderá não ser suficiente para temperar todo o molho bolonhesa que estamos a fazer.

Montagem

Molho pronto, vamos montar as lasanhas. Se tiverem um pirex daqueles com tampa, excelente, para congelarem um dos pirexs (esta receita dá para dois). Podem congelar sem tampa, colocando folha de alumínio por cima e vedando bem de seguida todo o tabuleiro com película aderente.

A primeira coisa a colocar na base do tabuleiro é o molho, de preferencia com pouca soja (para que seja mais liquido). De seguida, metemos uma camada de placas de lasanha. Depois voltamos a meter o molho ate cobrir as placas, mas aí já com bastante soja. Se tiverem queijo ralado que não mozarela (parmesão, grana padano, queijo da ilha…) é nesta altura que o metem, por cima do molho. Queijo metido, colocamos agora um pouco de molho bechamel, de forma a que fique uniformemente distribuído (não precisam exagerar no bechamel). Camada feita, voltem a fazer mais uma camada igual. Depois destas duas camadas feitas, cobrimos novamente com placas de lasanha, mas aqui já colocamos apenas molho bechamel e o queijo mozarela, de forma a cobrir as placas. Está pronto para levar ao forno. Se for para congelar, esperem que arrefeça completamente antes de colocar no congelador.

Vai ao forno a 190º. Se utilizarem placas de massa fresca, estará pronto em cerca de 8/10 minutos. Placas de massa normal levam cerca de 15 minutos a ficarem cozidas. Podem picar com o garfo para verem se estão realmente cozidas. Antes de retirarem do forno, deixem 2 minutos extra com apenas o grill ligado, para o vosso queijo ficar bem gratinado. Nota: Se estiverem a levar ao forno a lasanha já congelada, todo o processo demorará alguns minutos mais.

Dica para esta lasanha de soja

Quando mais queijo meterem entre placas, mais rica a lasanha vai ficar! O bechamel também é super importante, porque atenua a acidez do molho bolonhesa e torna a lasanha mais cremosa. Depois de estar feita, deixem-na uns cinco minutos no forno, já desligado, para assentar. Esta lasanha normalmente é ainda melhor no dia seguinte!

Se quiserem espreitar uma sobremesa incrível, fácil e rápida para acompanharem com esta lasanha, vejam a minha receita de Mousse de Limão!

___________________________________
Se gostaram de ler este artigo e querem ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podem subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais InstagramPeoople e Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

Be First to Comment

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: