Skip to content

L’Origine by Chakall

L’Origine by Chakall

Pizzas é comigo. Adoro uma boa pizza, e para vos ser sincera, nem sempre é fácil encontrarmos uma pizza daquelas mesmo, mesmo boa. E cá em Lisboa, um dos meus sítios preferidos para comer uma boa pizza passou a ser a pizzeria L’Origine by Chakall.

O Chef Chakall já tem um leque jeitoso de restaurantes, e tenho gostado bastante de tudo o que ele tem feito. Esta pizzeria, localizada na Rua da Pimenta (Parque das Nações) tem uma esplanada super agradável, que o tempo de Primavera vai convidar (e muito) a beber um aperitivo, como este Limoncello tónico que experimentei!

O interior da pizzeria é lindo, com uma decoração de muito bom gosto. Dá-nos logo vontade de ficar por lá algumas horas à conversa, entre amigos.


A origem

A L’Origine by Chakall nasceu da amizade entre Chakall e Roberto Mezzapelle, este último siciliano de gema, e pizzaiollo desde há muitos anos. Conheceram-se na Alemanha em 2017, a amizade cresceu em Lisboa e ao fim de dois anos nasceu este projecto. Uma homenagem ao sangue italiano que lhes corre nas veias, e que dá destaque às pizzas artesanais. São fabulosas!

Recentemente passei por lá para um jantar de degustação e hoje conto-vos tudo o que achei. Estão preparados para esta viagem gastronómica?

Entradas

Para começar, eu e os convidados partilhámos a Tagliére di Roberto e Chakall, que é nada mais nada menos que uma tábua com queijo, enchidos variados, azeitonas e pão de pizza. Provei tudo menos os enchidos, por não comer carne, mas do que provei pareceu-me bem. O queijo era maravilhoso!

Tagliére di Roberto e Chakall

De seguida vieram vários carpaccios para a mesa:

Carpaccio bacalà
Carpaccio di salmone

O carpaccio de salmão foi o meu preferido, pela conjugação de sabores. Mas o de bacalhau foi uma agradável surpresa!

Não podíamos terminar as entradas sem antes partilhar algumas burratas!

Burrata Pesto
Burrata Capocannoniere

Fiquei absolutamente fã da Burrata Pesto. Se gostarem de pesto, não a podem perder. É ma-ra-vi-lho-sa! De salientar que a nossa refeição foi acompanhada por um excelente vinho italiano, o Donnafugatta Anthìlia Branco.

As pizzas

O pizzaiolo, Roberto Mezzapelle

As pizzas são feitas de forma artesanal. A massa é deixada em maturação lenta entre 32 a 72 horas! Além disso, os ingredientes utilizados na massa são inovadores, tais como beterraba, carvão vegetal, sete cereais…e também é possível solicitar pizza sem glúten!

Vieram para a nossa mesa três pizzas diferentes (com massas diferentes) e foi impossível ficar indiferente a qualquer uma delas. Todas bastante diferentes, mas com sabores incríveis.

Pizza L’Origine

A minha preferida foi a L’Origine, (que foi feita com massa de beterraba e gengibre) e que conta com rúcula, speck, mozzarella de búfala, ricota, tomate semi-seco e creme de pistache. Claro que retirei o speck, mas mesmo assim foi a minha preferida.

Pizza Due Poli

Já a Due Poli, foi uma surpresa e tanto. Nunca pensei gostar de uma pizza que levasse manga. Apesar de gostar imenso da fruta em si, nunca a imaginei numa pizza…e não é que resulta? A manga, aliada ao salmão, à rúcula, ao tomate, ao mascarpone e às nozes, dá uma combinação deliciosa. A massa negra, de carvão vegetal, é saborosíssima.

Pizza Il Gambero

A Il Gambero é ótima e mais uma vez, bem diferente das outras que já vos mostrei. Camarão, pesto de manjericão, pinhões, courgette e moulica compõem esta pizza. Foi nos servida com massa de sete cereais, e estava muito boa.

Devo dizer-vos que o “recheio” destas pizzas é bastante cremoso e juicy, e eu gosto imenso que sejam assim. A massa é ótima, não é nem muito fina nem muito espessa, e qualquer uma das que provei era super saborosa. Mas, a minha preferência vai para a massa de carvão vegetal.

Sobremesas

Claro que, depois de provar tantas delicias, foi difícil arranjar espaço para a sobremesa…mas arranjei, e ainda bem! Trouxeram-nos três sobremesas ótimas: Tiramisú, Panna Cotta e Pizza con Nutella.

Pizza con Nutella

A Pizza con Nutella era boa. Mas, para mim, que acho a Nutella muito doce, acaba por ser um bocadinho enjoativa. A pizza conta com um topping de amêndoas e açúcar em pó. Autêntica bomba, mas os gulosos vão adorar, de certeza!

Panna Cotta

A Panna Cotta também era boa, com um delicioso molho de frutos silvestres. Nada a apontar.

Tiramisú

Já o Tiramisú…gostei tanto, mas tanto! Era super cremoso, com o creme de mascarpone na quantidade certa. Só trocava o chocolate em pó por cacau. De resto, maravilhoso!

E no fim…

Saí da L’Origine super feliz, porque adorei a refeição, e porque já tenho mais um local de referência para comer uma boa pizza. Não tenho nada a apontar. A refeição foi ótima e o serviço super simpático e eficiente. O forte deste restaurante são claramente as pizzas (existem também na carta algumas saladas e pastas), mas se visitarem, por favor, provem uma pizza. Fiquei super fã!

Contactos

Rua da Pimenta, 103, Parque das Nações, Lisboa 1990-254
 21 894 8136

L'Origine Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Conheçam os outros restaurantes do Chef Chakall:
El Bulo Social Club
Refeitório Senhor Abel

Se gostaram de ler este artigo e querem ficar a par de todas as novidades aqui no blog, podem subscrever o blog por e-mail na barra lateral direita, e/ou seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook.

Beijinho,
Lara ♥

Be First to Comment

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: