Skip to content

Cronograma Capilar || O que é e como fazer?

Cronograma Capilar || O que é e como fazer?

De certeza que muitos de vocês já ouviram falar no Cronograma Capilar. E sabem que se trata de algo que beneficia muito o nosso cabelo. Certo?
Hoje vou vos explicar tudo o que sei sobre o Cronograma Capilar (e a partir de agora vou referir-me ao mesmo como “CC”).

O CC é uma espécie de esquema (ou agenda, o que quiserem chamar) com o objetivo de repor no nosso cabelo todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia. Repor o que perdemos é uma forma de mantermos o nosso cabelo saudável.

Como é que o nosso cabelo perde nutrientes?

Os nutrientes perdem-se naturalmente, e por vários motivos. Por exemplo, no Verão, a ida à praia ou à piscina faz com que o nosso cabelo esteja sujeito a agressões pelo sal e pelo cloro. Também a exposição ao sol contribui para um cabelo danificado. Para não falar de água demasiado quente no duche, o uso do secador de cabelo, o pintar o cabelo, ou até mesmo a poluição do dia-a-dia. Qualquer um destes factores contribui para que o nosso cabelo perca um pouco da sua saúde diariamente.

Obviamente que os cuidados que temos com o nosso cabelo vão se reflectir na saúde do mesmo. E por isso, o CC é esta espécie de agenda que nos diz o que usar no nosso cabelo e em que fase, para otimizar o resultado dos produtos. O CC é feito com três tipos de máscaras diferentes, para três fases diferentes. Devemos utilizar as máscaras sempre depois do shampoo e antes do condicionador, uma vez que o shampoo vai abrir as cutículas e o condicionador vai fechar as mesmas. Isto é muito importante! Existem muitas pessoas que utilizam apenas máscara e não utilizam condicionador. Nada mais errado! O uso do condicionador é obrigatório, para fechar as cutículas do nosso cabelo.

As três fases do CC são as seguintes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Na Hidratação vamos repor no cabelo a água que ele perdeu, ajudando-o a ficar menos baço e áspero. Na Nutrição vamos nutrir o cabelo através de uma máscara com propriedades nutritivas, ou através da umectação. Irei falar-vos deste procedimento num post futuro. Por último, na Reconstrução, vamos repor as proteínas no nosso cabelo, e melhorar a aparência do mesmo, de forma a que as pontas espigadas desapareçam e a que o cabelo não fique quebradiço.

Fazemos isto utilizando várias máscaras para o cabelo, com as propriedades necessárias para cada fase. A nutrição é a excepção regra, porque pode ser feita com máscara ou com a umectação.

O esquema base para fazermos o CC é este:

Este esquema tem por base um cabelo saudável, virgem (ou seja, sem tinta, sem químicas, etc) e que não está sujeito a fontes de calor (só muito esporadicamente). A aplicação das máscaras deve ser feita com intervalos de no mínimo 48 horas. Ou seja, se lavarem o cabelo três vezes por semana, por exemplo, podem fazer a aplicação de cada uma das máscaras nessas três lavagens, desde que as lavagens sejam espaçadas com 48 horas. Se lavarem o cabelo todos os dias, podem aplicar as máscaras apenas às 2f, 4f e 6f, por exemplo. Nos restantes dias lavam apenas com o shampoo e condicionador.

Este é o esquema base. No entanto, dependendo do estado do nosso cabelo, podemos adaptar o CC para obter melhores resultados. Para saberem quais os vários tipos de esquemas possíveis, aconselho-vos a espreitarem o grupo CC – Cronograma Capilar no facebook, pois lá encontram imensa informação sobre os esquemas e sobre todo o tipo de produtos para o cabelo. Aprendi imensa coisa lá, e muita da informação que está aqui compilada foi com base a ler posts desse grupo! Já aprendi imenso lá.

Além disso, o grupo tem também uma lista de produtos com marcas de máscaras específicas para cada fase do CC. É muito mais fácil começar a comprar os produtos necessários para o CC se nos guiarmos pela listagem que o grupo disponibiliza. Todos lá são super queridos, e respondem imenso às nossas dúvidas! Antes de publicarem alguma questão no grupo, leiam os posts marcados, porque muitas das dúvidas são respondidas nesses posts : )

E agora que vos introduzi ao CC, o que acham? Vão fazer? Eu já faço há quase um ano e garanto-vos que o meu cabelo está muito melhor!

Beijinhos,
Lara ♥

4 Comments

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      É ótimo para o cabelo! Beijinhos

  1. Sofia Otto Sofia Otto

    Olá Lara!
    Já tinha ouvido falar mas nunca me deu para fazer. Acho que o teu post tão bem explicadinho me deu o click necessário para começar. Vou aderir ao grupo de facebook e começar já amanhã 😊
    Obrigada 😘

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Que bom Sofia ☺️ vais ver que daqui a uns meses vais notar uma grande diferença no teu cabelo! Beijinhos ❤️

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: