Skip to content

Crónicas de uma miúda com aparelho #1

Crónicas de uma miúda com aparelho #1

Já passou um mês desde que coloquei o meu aparelho dentário (vejam o primeiro post, onde vos explico porque coloquei aparelho, aqui), e já estou super habituada ao mesmo!

Não foi uma decisão fácil, mas em apenas um mês já comecei a ver resultados, pelo que estou tudo menos arrependida de o ter colocado.

Fiz a primeira consulta de controlo na passada segunda-feira, e a minha médica disse-me que estava tudo dentro da normalidade, pelo que avançámos para a colocação de um novo arco. Como sabem, coloquei um aparelho auto-ligável. É um pouco diferente do tradicional, e não sentimos apertos ao colocar e ao fazer o controlo, o que é ótimo. Este aparelho conta com um atrito mínimo entre os brackets e o arco, diminuindo em até 50% o tempo do tratamento com aparelho fixo. As consultas de controle também são mais espaçadas, o que se torna outra vantagem.

A maioria das pessoas que eu conheço e que já teve aparelho dizia-me que ia ser super trabalhosa a higiene oral, e que ia deixar de comer muita coisa, o que me assustou um pouco. A verdade é que sim, dá trabalho a lavar os dentes com o aparelho, mas não é nada que não se faça e habituei-me muito rapidamente a esta rotina de minúcia com a lavagem dos dentes.

Comer com o aparelho

Em relação à comida, o único cuidado que tenho é o de não comer muitos doces, de não comer coisas rijas ou pegajosas, de não beber refrigerantes e de não utilizar os dentes da frente para trincar. Isso é talvez a pior coisa que tive de aprender a não fazer. E não só para a comida. Imaginem que deixam de poder abrir tampas com os dentes da frente. Eu sei que é ridículo dizer isto assim, mas eu fazia imenso isso! Tive de deixar de o fazer, porque para além de correr o risco de partir os brackets, magoa IMENSO. Os meus dentes da frente estão a mexer-se muito, e por isso estão mega sensíveis.

Roer unhas ou peles, para quem o faz, também é para esquecer. Comer uma sandwich? Só se for cortadinha antes de a meter à boca. Comer uma maçã à dentada? Impossível.

Fora estas coisinhas, o resto é tudo normal. E passada uma semana de ter o aparelho já não me fazia diferença nenhuma tê-lo na boca. Já faz parte de mim!

Outra vantagem fantástica do aparelho auto-ligável, é o facto de ser muito mais friendly de usar, e de praticamente não magoar a boca por dentro. Com o aparelho tradicional muitas vezes ficamos com feridinhas, e temos de usar uma espécie de silicones para tapar as pontas do aparelho que magoam a boca. Com o auto-ligável ainda não me magoei, o que é ótimo.

Neste mês já notei uma boa diferença nos meus dois dentes da frente principais. Estes meus dentes estavam muito metidos para dentro, e já se começam a endireitar, estando actualmente já mais para fora. Estou super entusiasmada para ver o resultado final!

Onde coloquei o aparelho?

Coloquei na Sara Correia Dental Clinic, e é a Dra. Sara Correia que me está a acompanhar e a cuidar dos meus dentinhos. Estou a gostar muito de ser acompanhada lá! A equipa é toda super simpática e atenciosa e a clínica está localizada na Avenida Almirante Reis (super central, em Lisboa).

Vou continuar a contar-vos como está a correr o meu tratamento, em posts futuros, mas provavelmente mais espaçados. É suposto ter o aparelho durante um ano e meio. Vamos ver se corre tudo dentro do previsto : )

Beijinhos,
Lara ♥

10 Comments

  1. Lili Carmo Lili Carmo

    Ola minha Girly, eu usei aparelho 4anos, confesso ke foi dificil nos dias do aperto… depois passava…
    A primeira coisa que fiz quando tirei o aparelho foi comer uma maça á detada… ahahahah…

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Sabes que já não és a primeira que me diz isso ahahah eu tenho muitas saudades de comer uma sandwich à dentada e ainda so passou um mês XD
      Tenho sorte que com este aparelho não sofro com os apertos 🙂 beijinhos grandes querida ❤️

  2. Helena Pereira Helena Pereira

    Olá Lara, tudo bem? Gostei de ler o post, muito útil. Eu também precisava de aparelho, mas infelizmente não tenho condições económicas. A parte de não poder roer nas unhas, seria ótimo para mim
    😂😂😂. Mas infelizmente tenho esse terrível hábito. Beijinhos e vou gostar de acompanhar essa rubrica.

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Obrigada Helena ❤️
      Se um dia for possível aconselho muito

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Existem seguros dentários hoje em dia que são bastante acessíveis, como por exemplo o seguro dentário da Allianz. Já seria uma ótima ajuda para colocar o aparelho:) beijinhos querida ❤️

  3. Eu também vou pôr aparelho :p há uns anos atrás já usei nos 4 da frente em cima, mas agora vai ter que ser em todos :p
    Beijinhos Lara 🙂

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Eheh que fixe 🙂 vais ver que não vai custar nada 😀 beijinhos grandes ❤️

      • Espero que não… Já nem me lembro bem da dor :p
        😘

        • ilovegirlythings ilovegirlythings

          Depende do tipo de aparelho que meteres também:) se meteres o que eu tenho é super tranquilo ❤️

          • Pois, eu acho que é o normal.. :p Vamos a ver.. 🙂

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: