Skip to content

Usas o protector solar adequado à tua pele?

Usas o protector solar adequado à tua pele?

Todos nós temos tipos de peles diferentes, pelo que as nossas necessidades variam. Usar protector solar é algo essencial durante todo o ano, mas por vezes (e erradamente) só no Verão é que nos lembramos de comprar estes meninos, que tão importantes são.

O que vai fazer a diferença na altura de comprarem o vosso protector solar, é o vosso tipo de pele. Por isso, é importante saberem se a vossa pele é seca, mista, oleosa e/ou sensível, e claro, a sua tonalidade.

PELE OLEOSA/MISTA: Devem optar por protectores à base de gel, sem gordura/óleos e sem álcool, pois são absorvidos mais rapidamente pela pele, sem obstruir os poros ou deixar a pele com aquele “brilho”.

PELE SECA: Optem por protectores que possuam na sua composição hidratantes.

PELE SENSÍVEL: Neste tipo de pele é recomendado o uso de protectores em gel-creme, de preferência com óleos específicos de características leves.

Já se sabe também que o factor de protecção solar (FPS) é muito importante. Segundo os especialistas (dermatologistas) devem escolher o vosso FPS consoante a tonalidade da vossa pele. Não sei se é do vosso conhecimento, mas o FPS nada mais é que a medida de protecção contra os raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras solares.

O que significa o valor do FPS?

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha e queimar-se. Quando se usa protectores solares com FPS 20, por exemplo, a mesma pele leva 20 vezes mais tempo para ficar vermelha; se for usado um filtro com FPS 30, levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha, e assim por diante.

Resumo dos fototipos de pele e do FPS adequado a cada uma:

Fototipo 1 – Peles muito claras, com sardas, sinais abundantes e/ou cabelos e olhos muito claros. Estas peles queima-se muito facilmente e raramente ou nunca se bronzeiam: FPS 50+
Fototipo 2 – Peles claras, com cabelo castanho claro ou loiro, em que a pele queima facilmente mas consegue algum bronzeado: FPS 30 a 50
Fotótipo 3 – Peles médias, com olhos verdes ou castanhos, e que se bronzeiam com alguma facilidade: FPS 20 a 30
Fotótipo 4 – Peles médias/cor de azeitona, com olhos e cabelos escuros, e que a pele bronzeia com facilidade: FPS 20
Fotótipo 5 – Peles acastanhadas, cabelo e olhos em tons escuros, que se bronzeiam com muita facilidade: FPS 20
Fotótipo 6 – Pele escura/negra e cabelo e olhos muito escuros, que bronzeiam-se com muita facilidade: FPS 20

É também muito importante utilizarem na pele do vosso rosto um protector diferente do que vão usar na pele do vosso corpo. A pele do rosto tem necessidades específicas e é ainda mais sensível que a pele do corpo!

Devem também renovar a aplicação do vosso protector constantemente, ao longo do dia, para evitar as queimaduras. É igualmente importante que utilizem um protector resistente à água, para o caso de contacto com a mesma.

A informação deste post foi retirada de vários portais de saúde e de dermatologia, e é apenas uma compilação da informação que encontrei sobre o assunto. Não sou especialista na área. É importante consultarem um médico dermatologista se tiverem dúvidas sobre o vosso tipo de pele.

Espero que tenham gostado do post e que vos tenha ajudado a esclarecer alguma dúvida que tenham!

Beijinhos,
Lara ♥

Be First to Comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: