Skip to content

Beauty || Como lavar o cabelo correctamente?

Como lavar o cabelo correctamente?

Hoje o post é sobre um tema que julgo que muitas pessoas pensam não haver nada a dizer, mas na realidade há imensa coisa. Sabem como lavar correctamente o vosso cabelo? Há uns meses atrás eu diria sem pensar “claro que sei, que pergunta!”. Mas…na realidade eu fazia praticamente TUDO MAL!!!

Lavar o cabelo não se resume a molhar o mesmo e a passar nele os vossos produtos preferidos. Há muita coisa que, por hábito ou mesmo por não sabermos, fazemos mal. Por isso, eu hoje vou partilhar convosco todas as dicas que aprendi ao longo destes meses. Se lavarmos correctamente o cabelo, prevenimos danos no mesmo, como pontas espigadas, quebra, etc.

Então vamos lá a partilhar convosco estas dicas essenciais para não se danificarem os fios com a lavagem:

  1. A ordem correcta para aplicar os produtos no duche é a seguinte: Shampoo, para abrir as cutículas e limpar os fios. Máscara, deixando a mesma actuar o tempo indicado na embalagem, para penetrar correctamente nos fios. Condicionador, que vai fechar as cutículas.
  2. Ao usar o shampoo, não devemos aplicar o mesmo “à bruta”, no nosso couro cabeludo. O shampoo deve ser passado na raíz com suave massagens, sem raspar com as unhas, sendo uniformemente distribuído.
  3. Ainda sobre o shampoo, o mesmo é para ser aplicado apenas na raíz do cabelo. Não apliquem o shampoo pelo seu comprimento e pontas. Ao fazerem isso, estarão a fazer com que as mesmas fiquem ainda mais secas. O comprimento e pontas não vão deixar de ficar lavados por não o fazerem, porque assim que passarem água pela vossa raiz, a espuma que tinham no couro cabeludo vai descer por todo o comprimento, e vai limpar eficazmente o resto do cabelo. Este é um daqueles erros mais comuns que toda a gente faz (eu também o fazia).
  4. Ao usar o condicionador, devemos aplicar o mesmo apenas no comprimento e pontas, e nunca na raíz do cabelo. Evitamos assim mais oleosidade na raíz, e até outro tipo de problemas, como por exemplo caspa.
  5. Ainda sobre o condicionador, a forma mais correcta de o aplicar é a seguinte: retirar o excesso de água dos fios, suavemente, sempre sem torcer; dividir os fios em duas madeixas e aplicar com cuidado. Se tiverem o cabelo com excesso de água, quando aplicam o condicionador, o mesmo não vai actuar tão eficazmente.
  6. O cabelo deve ser lavado com água morna ou fria, e nunca com água muito quente. Sei que é algo difícil de concretizar, principalmente no Inverno, mas a verdade é que a água quente faz com que o nosso cabelo fique com aspecto baço, sem brilho. Outra consequência do uso de agua muito quente nos fios é a produção de oleosidade. Por isso já sabem
  7. Algo que muitas meninas fazem também, que não se deve de fazer, é pentear o cabelo no duche. Com o cabelo molhado o mesmo fica muito mais frágil e susceptível a quebrar. Por isso, se pentearem no duche vão partir muito mais os vossos fios. O ideal é pentear o cabelo apenas depois do banho, e já com ele seco. Mas como isso é uma tarefa praticamente impossível, o que vos aconselho é, após saírem do banho, enrolarem uma toalha no cabelo para retirar o excesso de água, e quando ele estiver apenas húmido, apliquem um finalizante/leave-in, para vos ajudar a pentear.
  8. Quando sairem do duche, nunca torçam o cabelo para retirar o excesso de água. O ideal é apertarem levemente, desde o início até às pontas, para a água ir caindo. Depois, como vos disse, enrolam apenas o cabelo numa toalha. Nunca, mas nunca devem de esfregar o dito cujo, para não o partir e para não danificar as pontas, que sofrem imenso com estes “esfrega esfrega” das toalhas.

Aprendi todas estas dicas ao longo dos últimos meses, e confesso que fazia muita, mas mesmo muita coisa mal. Agora que já alterei a minha rotina, já tenho os meus fios muito mais saudáveis e menos quebradiços.

Aproveito para vos relembrar um post onde vos mostrei produtos para o cabelo que gosto muito. Podem ver aqui.

E vocês, já conheciam estas dicas?

Beijinhos,
Lara ♥

10 Comments

  1. Ana Filipa Machado Ana Filipa Machado

    Uma das coisas que vou mudar é sem dúvida lavar só o cabelo na raiz e não o colocar champô no resto que é algo que sempre fiz. O meu cabelo é tão fraquinho gosto muito de ver cabelos bonitos mas o !eu nunca ficou assim!!😥

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Vais ver que o teu cabelo a pouco e pouco vai ficar com melhor aspecto 🙂 e colocar shampoo só na raiz não custa nada, é mesmo só uma questão de hábito ☺️ já agora, como referes que o teu cabelo é fraquinho, tem em atenção a tua alimentação (podes ter carência de alguma vitamina) e verifica também se os produtos que utilizas são os mais adequados ao teu tipo de cabelo. Aconselho também a fazeres o cronograma capilar. Vou escrever um post so sobre isso para vos explicar tudinho 😉 beijinhos

  2. Lili Carmo Lili Carmo

    Konfesso ke faco algumas koisas erradas e ke sabia algumas das dicas e outras nao… todos os dias aprendemos pois é mto bom prevenir…
    Gosteiii das dicas e do post…

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Ainda bem Lili ❤️ beijinhos

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Eheh beijinhos Mariana 😘

  3. Sonia Serra Sonia Serra

    Olá Lara adorei o posto e sim conheci a porque uma das partes do corpo a que me dedico a 100% é o cabelo. E adorei ler. Beijinhos

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      Ainda bem que gostaste Sónia ^^ beijinhos grandes *

  4. Olá linda, sim umas dicas já eu conhecia, outras não e confesso que também faço muita coisa errada ao lavar o meu cabelo. Obrigada pelas dicas e pela partilha, gostei muito do post. Beijinhos <3

    • ilovegirlythings ilovegirlythings

      De nada Paula ☺️ beijinhos ❤️

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: