Skip to content

Férias em Itália 2016 | Siena e Pisa ♥

panorama_siena_2Fotografia panorâmica da praça principal de Siena

Hoje continuo a série de posts sobre a minha viagem a Itália 🙂 se chegaram agora aqui pela primeira vez e não sabem do que estou a falar, vejam o primeiro post da série, aqui, onde vos conto como foi a minha experiência em Florença.

Ora, como sabem, estive 10 dias em Itália e tirei um dia apenas para ver estas duas cidades, Siena e Pisa. São cidades mais pequenas, que ficam relativamente perto de Florença, e fui para lá de comboio, demorando cerca de uma hora a chegar a Siena e talvez 1 hora e 30 minutos a chegar a Pisa. Depende muito do horário e do tipo de comboio que apanhamos, porque há comboios mais rápidos que outros.

Infelizmente não consegui ir directamente de Siena a Pisa porque não existiam comboios directos, por isso fiz Florença – Siena – Florença – Pisa.

panorama_sienaOutra perspectiva da praça principal de Siena

Então no dia que decidi visitar estas duas cidades, acordei beeeem cedinho para conseguir chegar a Siena pelas 9h, 9h e picos. Indo de comboio para Siena implica que, ao chegarem, vão fazer uma pequena caminhada em “colina”, e demoramos cerca de 5 minutos a pé a chegar à entrada da cidade em si. Depois percorrer a cidade até ao centro histórico são mais 10 minutos a pé.

sienaAs ruas de Siena

Eu sou-vos sincera, prefiro sempre andar a pé, quando é possível, do que apanhar transportes públicos, porque andando a pé aproveitamos mais a cidade e conseguimos admirar tudo ao pormenor. Só ando de transportes públicos em cidades muito grandes, onde as distâncias entre os pontos turísticos são impraticáveis a pé.

Siena é uma cidade medieval, pitoresca, e com cantinhos muito bonitos para passear a pé. A praça central é lindíssima, mas para variar foram as ruas da cidade, algumas super estreitinhas e engraçadas, que mais me encantaram. Em termos de monumentos históricos  há algumas coisaa para visitar, a maior parte são igrejas e palácios, mas a visita vale muito a pena pelo ambiente da cidade.

IMG_1424
Mais cantinhos giros de Siena
IMG_1390
Cantos pitorescos da cidade

IMG_1399IMG_1378IMG_1364Depois de passear pela cidade toda a manhã e encontrar alguns dos locais lindíssimos que vos mostrei acima, parámos para almoçar num restaurante super pitoresco e medieval. Comida razoavel (não foi a melhor, de todo, que já comi em itália) mas valeu pelo ambiente e por almoçar na esplanada, aproveitando o belo dia de sol que apanhámos. Depois do almoço decidimos que estava na hora de iniciar a nossa viagem para Pisa. De caminho para a estação de comboio perdemo-nos e andámos imenso tempo à procura da estação x) àquela hora não se via quase ninguém na rua (eram 14h e picos) porque estava imenso calor e ainda era hora de almoço, mas lá encontrámos um senhor italiano a chegar à sua casa e lá desenrascamos em italiano uma pergunta sobre as direções para a estação, e safámo-nos 🙂 não tínhamos mapa de Siena connosco (super falha no nosso planeamento), por isso estava a ser complicado encontrar o caminho x)

A viagem de comboio para Pisa demorou um bocadinho mais, porque como já vos expliquei à pouco tivemos de voltar a Florença para apanhar o comboio para Pisa. de qualquer forma ainda lá chegámos relativamente cedo, perto das 16h.

Pisa é uma cidade normalíssima; não tem praticamente nada para ver de “importante” até chegarmos ao centro, mas tem muita vida e uma zona histórica ao rubro, pois é lá que se encontra a famosa torre torta, a Torre de Pisa.

IMG_1448IMG_1475Não deixa de ser curioso ver ao vivo aquilo que todos nós já vimos na televisão e na internet; pessoas com as mãos esticadas, para tirarem fotos a “parecer” que estão a segurar na torre 🙂 e sim, eu também tirei, então não havia de tirar? É quase obrigatório x)

IMG_1464Tirei a foto, mas não tive coragem de a mostrar x) por isso mostro-vos uma normal 🙂 A área envolvente da torre é muito bonita e cheia de relva verdinha. Encontram perto da torre uma catedral fantástica, o Batistério de Pisa, o Camposanto e o Campanário.

IMG_1473IMG_1470Podem subir à torre de pisa, se assim o desejarem. Eu não subi porque estávamos um bocadinho cansados das pernas já, e já tínhamos subido em imensos sítios; tendo em conta que a vista da torre não seria nada de especial, decidimos não subir. Mas valeu a pena ir a Pisa conhecer a famosa torre, gostei bastante 🙂

Ainda chegámos a Florença a horas de jantar; encontrámos por acaso este prédio engraçado:

IMG_1476Por ter dado para ver duas cidades num dia,  aconselho-vos a, se quiserem, conhecerem sempre Pisa e outra cidade pequena à volta de Florença, porque em Pisa não há mesmo muito que ver 🙂 claro que dá sempre para ir às compras; quase desde que saem da estação de comboios até chegarem ao centro histórico, têm uma avenida enorme cheia de lojas, a fazer lembrar um bocadinho a baixa Lisboeta.

Próximo post desta série: Veneza! vocês vão ADORAR tudo o que vos vou mostrar de Veneza 🙂 foi das cidades italianas que mais gostei de conhecer!

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: