Skip to content

Férias em Itália 2016 | Siena e Pisa ♥

panorama_siena_2Fotografia panorâmica da praça principal de Siena

Hoje continuo a série de posts sobre a minha viagem a Itália 🙂 se chegaram agora aqui pela primeira vez e não sabem do que estou a falar, vejam o primeiro post da série, aqui, onde vos conto como foi a minha experiência em Florença.

Ora, como sabem, estive 10 dias em Itália e tirei um dia apenas para ver estas duas cidades, Siena e Pisa. São cidades mais pequenas, que ficam relativamente perto de Florença, e fui para lá de comboio, demorando cerca de uma hora a chegar a Siena e talvez 1 hora e 30 minutos a chegar a Pisa. Depende muito do horário e do tipo de comboio que apanhamos, porque há comboios mais rápidos que outros.

Infelizmente não consegui ir directamente de Siena a Pisa porque não existiam comboios directos, por isso fiz Florença – Siena – Florença – Pisa.

panorama_sienaOutra perspectiva da praça principal de Siena

Então no dia que decidi visitar estas duas cidades, acordei beeeem cedinho para conseguir chegar a Siena pelas 9h, 9h e picos. Indo de comboio para Siena implica que, ao chegarem, vão fazer uma pequena caminhada em “colina”, e demoramos cerca de 5 minutos a pé a chegar à entrada da cidade em si. Depois percorrer a cidade até ao centro histórico são mais 10 minutos a pé.

sienaAs ruas de Siena

Eu sou-vos sincera, prefiro sempre andar a pé, quando é possível, do que apanhar transportes públicos, porque andando a pé aproveitamos mais a cidade e conseguimos admirar tudo ao pormenor. Só ando de transportes públicos em cidades muito grandes, onde as distâncias entre os pontos turísticos são impraticáveis a pé.

Siena é uma cidade medieval, pitoresca, e com cantinhos muito bonitos para passear a pé. A praça central é lindíssima, mas para variar foram as ruas da cidade, algumas super estreitinhas e engraçadas, que mais me encantaram. Em termos de monumentos históricos  há algumas coisaa para visitar, a maior parte são igrejas e palácios, mas a visita vale muito a pena pelo ambiente da cidade.

Mais cantinhos giros de Siena
Cantos pitorescos da cidade

IMG_1399IMG_1378IMG_1364Depois de passear pela cidade toda a manhã e encontrar alguns dos locais lindíssimos que vos mostrei acima, parámos para almoçar num restaurante super pitoresco e medieval. Comida razoavel (não foi a melhor, de todo, que já comi em itália) mas valeu pelo ambiente e por almoçar na esplanada, aproveitando o belo dia de sol que apanhámos. Depois do almoço decidimos que estava na hora de iniciar a nossa viagem para Pisa. De caminho para a estação de comboio perdemo-nos e andámos imenso tempo à procura da estação x) àquela hora não se via quase ninguém na rua (eram 14h e picos) porque estava imenso calor e ainda era hora de almoço, mas lá encontrámos um senhor italiano a chegar à sua casa e lá desenrascamos em italiano uma pergunta sobre as direções para a estação, e safámo-nos 🙂 não tínhamos mapa de Siena connosco (super falha no nosso planeamento), por isso estava a ser complicado encontrar o caminho x)

A viagem de comboio para Pisa demorou um bocadinho mais, porque como já vos expliquei à pouco tivemos de voltar a Florença para apanhar o comboio para Pisa. de qualquer forma ainda lá chegámos relativamente cedo, perto das 16h.

Pisa é uma cidade normalíssima; não tem praticamente nada para ver de “importante” até chegarmos ao centro, mas tem muita vida e uma zona histórica ao rubro, pois é lá que se encontra a famosa torre torta, a Torre de Pisa.

IMG_1448IMG_1475Não deixa de ser curioso ver ao vivo aquilo que todos nós já vimos na televisão e na internet; pessoas com as mãos esticadas, para tirarem fotos a “parecer” que estão a segurar na torre 🙂 e sim, eu também tirei, então não havia de tirar? É quase obrigatório x)

IMG_1464Tirei a foto, mas não tive coragem de a mostrar x) por isso mostro-vos uma normal 🙂 A área envolvente da torre é muito bonita e cheia de relva verdinha. Encontram perto da torre uma catedral fantástica, o Batistério de Pisa, o Camposanto e o Campanário.

IMG_1473IMG_1470Podem subir à torre de pisa, se assim o desejarem. Eu não subi porque estávamos um bocadinho cansados das pernas já, e já tínhamos subido em imensos sítios; tendo em conta que a vista da torre não seria nada de especial, decidimos não subir. Mas valeu a pena ir a Pisa conhecer a famosa torre, gostei bastante 🙂

Ainda chegámos a Florença a horas de jantar; encontrámos por acaso este prédio engraçado:

IMG_1476Por ter dado para ver duas cidades num dia,  aconselho-vos a, se quiserem, conhecerem sempre Pisa e outra cidade pequena à volta de Florença, porque em Pisa não há mesmo muito que ver 🙂 claro que dá sempre para ir às compras; quase desde que saem da estação de comboios até chegarem ao centro histórico, têm uma avenida enorme cheia de lojas, a fazer lembrar um bocadinho a baixa Lisboeta.

Próximo post desta série: Veneza! vocês vão ADORAR tudo o que vos vou mostrar de Veneza 🙂 foi das cidades italianas que mais gostei de conhecer!

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.