Skip to content

Os benefícios do chocolate

2014-12-01-marketing_chocolate

O chocolate (de preferência o amargo), em conta peso e medida, pode ser bastante benéfico para nós, sabiam? Ora vejam algumas das suas propriedades:

Ajuda a elevar a nossa auto-estima
Quando estamos deprimidas, desanimadas ou stressadas, recomenda-se consumir um pouco de chocolate. Isso fará sentirmo-nos melhor! Além de nos dar mais energia para enfrentar o dia 🙂

Ajuda a acalmar a tosse
O chocolate tem um componentes chamado de teobromina, o qual atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse.

Melhora o raciocínio
A cafeína encontrada no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral, de acordo com pesquisas com pessoas que consumiram 500 mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo.

Pode ajudar a emagrecer
Parece mentira não é? Mas segundo vários nutricionistas, o chocolate, na dose certa, e se for muito amargo (com muito cacau) pode ajudar a emagrecer. Isto porque o chocolate é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. A quantidade ingerida não deve ultrapassar os 30 gramas por dia; se usado para confeccionar sobremesas ou bolos, ou chocolate perder alguma das suas propriedades (ainda mais se for derretido) por isso o ideal é comer um chocolate com a quantidade de cacau mais elevada que conseguirem, ao natural, e em pequenas quantidades, sem abusar.

Protecção contra derrames
O cacau presente no chocolate é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, pelo que previne a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o AVC. Um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, confirmou esse benefício.

Anti-envelhecimento
O chocolate, por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o chocolate também é usado em cosméticos regenerativos, antirrugas e anti-envelhecimento.

Conheciam estas propriedades do chocolate? É incrível não é?  Mas já sabem, o chocolate só poderá ajudar quanto maior for a sua percentagem de cacau; por isso o chocolate negro é a melhor solução para trincar um quadradinho de vez em quando 😉

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

    • Obrigada Carolina 🙂 beijinhos e bom Domingo 😉

  1. Adoro chocolate, o negro é dos meus preferidos <3 agora vou passar a comer mais 😀
    Beijinhos <3

    • Ihih ainda bem 🙂 mas come sempre com moderação 😉 eu costumo ter uma barra comigo, e se me dá vontade como um quadradinho pra saciar e da-me logo energia…e fico bem disposta 🙂 resulta mesmo!

  2. Já adorava chocolate negro e agora ainda gosto mais 😛 Não sabia que ajudava nos ataques de tosse. Eu que ando aqui doente cheia de tosse já me podia ter lembrado do amigo chocolate :O

    • Ihih o chocolate é nosso amigo 😉 beijinhos e as melhoras Catarina <3

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: