Skip to content

PANTENE | Curiosidades sobre o nosso cabelo

image001

Hoje o post é dedicado ao nosso cabelo 🙂 vou partilhar com vocês algumas curiosidades que a Pantene estudou e publicou:

Sabiam que o crescimento do cabelo ocorre em várias fases? 

O ciclo de crescimento do cabelo ocorre em quatro fases: anágena, catágena, telógena e exógena. Num primeiro momento, o crescimento do cabelo é determinado pelas particularidades genéticas de cada indivíduo e a maior parte da população vivencia esta fase durante 2 a 6 anos. Depois, quando o crescimento ativo termina (por razões desconhecidas) existe uma curta pausa, a fase catágena, três meses após a qual o folículo passa à fase telógena. É nesta fase que o cabelo pode começar a ficar debilitado e a cair. Investigações recentes apontarem ainda para uma quarta fase – a exógena-, que diz respeito ao mecanismo de queda do cabelo.

Mas então, em que estado está o nosso cabelo em circunstâncias normais? Entre 90% a 95% dos couros cabeludos encontram-se na primeira fase –a  anágena- e entre os 5% a 10% na terceira fase – a telógena.

Sabiam que diariamente perdemos entre 50 a 80 fios de cabelo?

Da mesma forma que o cabelo cresce todos os dias, também o perdemos diariamente. Num mês, cada cabelo cresce 0,9 cm e aproximadamente 11 cm num ano. Normalmente, perdemos 50 a 80 fios de cabelo por dia, sendo a maioria os cabelos mais longos e mais escuros. Esta queda pode ser maior e mais repentina quando há um aumento ou uma perda de peso repentinos, em resultado de um pós-operatório ou de uma doença.  Outra das causas da queda do cabelo e do envelhecimento celular é o envelhecimento do couro cabeludo e dos folículos capilares, que varia com o passar do tempo. Qual é o motivo deste envelhecimento? Pode ser provocado tanto por fatores naturais como por fatores externos. A poluição, o uso excessivo de produtos químicos e as agressões a que o cabelo está sujeito, podem ser algumas das razões deste envelhecimento.

Sabiam que o diâmetro capilar aumenta entre os 22 e os 35 anos?

Uma das queixas mais frequentes das mulheres é a perda de densidade que o seu cabelo vai sofrendo ao longo do tempo, e que se reflete numa perda de volume. A redução da densidade capilar vai desde os 293 cm2 aos 35 anos, até chegar aos 211 cm2 aos 70 anos.

No que diz respeito ao diâmetro do cabelo, é entre os 22 e os 35 anos que se realiza o processo de crescimento, que depois vai diminuindo à medida que passam os anos. Com esta passagem do tempo, a produção de queratina vai também diminuir e o espaço de tempo entre a queda de um cabelo e o crescimento de um novo torna-se maior.

Como podemos contrariar esta situação e estimular o crescimento capilar? Uma boa alimentação e o uso de produtos adequados podem favorecer este crescimento que requer a presença de aminoácidos, para gerar a proteína da queratina. Por isso, os especialistas Pantene deram um passo em frente ao incorporar a tecnologia mais revolucionária para cuidar do seu cabelo desde o interior: uma nova fórmula em todas as gamas de condicionadores que inclui um ingrediente revolucionário, a histidina.

E então e como funciona a histidina?

Segundo a Pantene, enquanto outros condicionadores só actuam na parte externa do cabelo, os condicionadores com histidina Pantene reparam o cabelo danificado desde o interior da fibra. Este ingrediente inovador penetra profundamente nas fibras do núcleo do cabelo, onde pode encapsular e reduzir as impurezas que provocam o enfraquecimento do cabelo, a partir do seu interior. Com a sua utilização contínua, as raízes da fibra do cabelo podem manter intacta a sua estrutura, reduzindo também significativamente a progressão dos danos oxidativos ao longo da fibra.

Parece-vos bem? Gostaram de saber estas curiosidades do nosso cabelo? Eu por acaso gosto imenso de usar os condicionadores da Pantene, e nem sabia que tinham este ingrediente, a histidina 🙂 é sempre bom saber que estamos a usar coisinhas boas!

A informação deste post foi retirada do livro Healthy Hair dos autores Jennifer Marsh, John Gray e Antonella Tosti, membros do Pantene Hair Research Institute (PHRI).

Beijinhos e bom fim-de-semana,
Lara ♥

Be First to Comment

  1. É bom saber, tudo o que diga respeito a beleza nunca é demais 🙂 beijinhos <3

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: