Skip to content

Receitas | Bolo Brown Velvet

IMG_0306_1

Muitas de vocês pediram a receita do bolo que fiz na sexta-feira passada, por isso hoje trago-vos a mesma 🙂

Chamei-lhe de Brown Velvet, porque era para ser um bolo Red Velvet mas o corante que coloquei não foi suficiente e acabou por ficar entre o vermelho e o castanho, mas mais para o castanho x)

A receita foi adaptada do site da Vaqueiro. Apetecia-me fazer um bolinho em jeito de comemoração do fim-de-semana do dia dos namorados, e pensei que um red velvet vinha mesmo a calhar, e saiu-me este bolinho, que estava maravilhoso, modéstia à parte. O bolo sabe a uma mistura de cacau e baunilha, e o creme é feito com queijo creme, baunilha e limão. Ficou um mimo. Então aqui vai a receita (com as adaptações que fiz a bold):

Ingredientes:

Para o bolo:
300 g de açúcar;
30 g de cacau em pó de boa qualidade;
300 g de farinha (usei da marca branca de neve com fermento);
1 colher de café de sal fino;
150 g de Vaqueiro Líquida (usei 200g derretidas da vaqueiro normal);
2 tubos de corante vermelho em gel (eu usei 1/3 de frasco de corante vermelho, provavelmente terão de colocar mais quantidade se quiserem que fique vermelho);
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha (eu usei 3 colheres de sopa cheias de um frasco de aroma de baunilha desta marca);
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de sobremesa de vinagre de sidra;
3 ovos tamanho XL (eu usei 4 ovos tamanho M);
2 dl de natas para bater.

Para a cobertura e recheio:
100 g de Vaqueiro à temperatura ambiente;
400 g de queijo fresco em creme para barrar;
1 colher de sopa de sumo de limão;
150 g de açúcar em pó;
300 g de framboesas frescas (aqui substitui por morangos q.b.);
3 colheres de sopa de aroma de baunilha da marca que vos falei acima.

Preparação:

A receita original fala em usar duas formas de 24 cm de diâmetro, eu usei com uma de 23 e uma de 17, para ser um bolo mais pequenino em cima do maior.

Liga-se o forno a 180ºC. Unta-se as duas formas com margarina, forra-se o fundo de ambas com discos de papel vegetal e volta-se a untar. Polvilhamos então as formas com farinha.

Mistura-se o açúcar com o cacau, a farinha e o sal fino na taça da batedeira. Adiciona-se a Vaqueiro derretida, o corante, a baunilha e o bicarbonato dissolvido no vinagre. Liga-se a batedeira, na velocidade mais baixa, para ir ligando os ingredientes. Aumenta-se a velocidade gradualmente e, sem parar de bater adiciona-se os ovos um a um. Junta-se as natas a pouco e pouco e continamos a bater até a mistura ficar homogénea e a fazer bolhas.

Divide-se a massa pelas formas, de forma a que fiquem com a massa da mesma altura, e leva-se ao forno as duas formas na prateleira central durante cerca de 30 minutos. Façam o teste do palito uns minutos antes, para não correrem o risco de queimar os bolos, pois depende muito dos fornos. Não se esqueçam que o forno é para ser ligado apenas em baixo, não liguem a resistência de cima, se a tiverem.

Entretanto, enquanto os bolos cozem, fazemos a cobertura e o recheio.
Deita-se a vaqueiro na batedeira e bate-se até ficar cremosa. Junta-se o queijo fresco em creme, o sumo de limão e o aroma de baunilha e contina-se a bater até o creme estar homogéneo. Sem parar de bater adiciona-se o açúcar a pouco e pouco. Reserva-se o creme preparado no frigorífico.

Depois de cozidos, deixam-se os bolos a arrefecer dentro das formas e só se desenformam depois de frios. Retirem o papel vegetal das bases. Os bolos de certeza que vão ter alguns altinhos, cortem os altos de ambos com uma faca grande, daquelas de cortar pão, para ficarem lisinhos e conseguirem barrar os bolos. Barra-se então o maior por toda a sua superfície, com uma boa camada de creme, e coloca-se o mais pequeno por cima, de forma a que fique mesmo no centro do maior. Cobre-se o bolo mais pequeno também com creme e decora-se com morangos a gosto.

A receita original também colocava fruta entre o recheio dos bolos, mas eu preferi não fazê-lo, fica ao vosso critério.

IMG_0309_1

Espero que gostem deste bolinho tanto como eu! Digam lá que não fica lindo…e é super yummy! Enjoy 😉 (só foi pena as fotos terem sido tiradas à noite, não captou as cores do bolo a 100%…)

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

  1. Aii que bom aspeto, quero fazer um bolinho destes 🙂
    A chef La Dolce Rita fez um bolinho destes na semana passada, tens que ir ver o canal dela :*

    Beijos, Arco Íris num Batom

  2. Que bom 😉 espero que o meu fique tão lindo quanto o teu.
    Beijinhos <3

    • Vai ficar de certeza 😀 beijinhos querida *

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: