Skip to content

[Receitas] Bolo de chocolate da Larica

IMG_6341Boa segunda-feira! Hoje venho mostrar-vos como se faz um bolo de chocolate que é uma espécie de céu na terra. Eu ADORO este bolo, e consegui esta receita adaptando uma que vi uma vez numa revista de culinária. Fui adaptando até ficar ao meu gosto e hoje posso vos dizer que é o meu bolo de chocolate preferido. Pode-se fazer em duas versões, uma mais cremosa e fofinha e outra menos cremosa quase a fazer lembrar um brownie. Vou vos dar a receita desta maravilha (digam lá que eu não sou amiga?):

Bolo de Chocolate da Larica:

Ingredientes:

300g de chocolate de culinária com 70% de cacau
300g de açúcar
300g de manteiga
6 ovos grandes (L)

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200º. Untar uma forma redonda daquelas que abrem de lado, estilo isto, com papel vegetal e reservar (devem deixar o papel vegetal bem coladinho à forma);
Bater os ovos inteiros com o açúcar num recipiente grande, com a batedeira, durante cinco minutos sem parar e numa velocidade alta. Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria e juntar ao preparado dos ovos com o açúcar. Misturar tudo muito bem manualmente até a massa ficar bem misturada, com uma tonalidade de castanho escuro.
Colocar na forma já com o papel vegetal e levar ao forno, a 200º, durante 30 minutos (se quiserem a consistência mais cremosa) ou 50 minutos (se quiserem mais estilo brownie). Depois de retirar do forno, esperar que arrefeça, abrir a forma e servir!

IMG_6327_1Bolinho depois de retirado da forma, mas ainda no papel vegetal, e o meu gato lá ao fundo a dar uma de cusco =P

Podem polvilhar as fatias servidas com chocolate em pó, se gostarem, e até acompanhar com uma bola de gelado.
É normal que o bolo abata um bocadinho, é mesmo assim depois de arrefecer. Fica com uma capinha dura estaladiça mas com um interior cremoso maravilhoso!
Como podem ver é um bolo que não leva farinha 😉 Se fizerem a versão dos 50 minutos, aconselho-vos a misturar na massa, antes de colocar na forma, algumas nozes partidas, porque fica como se fosse um brownie e fica igualmente muito bom…
Se quiserem utilizar chocolate de culinária de 52% de cacau, aconselho-vos a diminuir a quantidade do açúcar para 250g.

Espero que tenham gostado desta receita, eu cá adoro bolo de chocolate e este é divinal! 😀
Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

  1. Tem muito bom aspecto 😉 acho que o teu gatinho também queria 😉

    • Lolol ele é um cusco =P o bolo é muito bom… Tens se experimentar fazer 😉 beijinhos *

      • Parece a minha gata xD
        Com esse aspecto tenho de experimentar mesmo 😉
        Beijinhos

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: