Skip to content

[Lifestyle] Sugestões de restaurantes diferentes

Hoje o post é simples e diferente, mas poderá dar jeito se quiserem surpreender alguém com um jantar fora do comum. Vou dar-vos sugestões de alguns restaurantes dos quais gosto muito, muitos deles com conceitos diferentes. Eu sou uma food lover, completamente, e perdoem-me os vegetarianos, mas este post tem alguns restaurantes onde a carne / peixe reinam.

Vamos ver?

Santa Clara dos Cogumelos

Descobri este restaurante já no final de 2014 e fiquei completamente fã. No Santa Clara dos Cogumelos todos os pratos são confeccionados com cogumelos. Sim, todos, das entradas às sobremesas. Podem achar esquisito, mas resulta…e muito bem. Adorei tudo o que experimentei lá, desde o patê de cogumelos, à sopa de cogumelos, passando por cogumelos à bulhão pato e até brownie de chocolate com gelado de cogumelos (que é muiiitooo bom!!). Existem imensos pratos; alguns deles têm o cogumelo como estrela principal, outros como acompanhamento apenas. Mas do que já provei é tudo delicioso. Se não quiserem comer só cogumelos, existem alguns pratos onde a carne/peixe são a estrela, e o cogumelo apenas acompanha, no worries. O atendimento é bastante simpático e os preços acessíveis, dependendo da quantidade de pratos que pedirem. A qualidade dos pratos é muito boa. E a sangria Santa Clara também.

455119menu e sala de refeições do restaurante (foto fugas.público.pt)

Este restaurante cogumélico fica no mercado de Santa Clara, em Lisboa (onde é feita a feira da ladra). Podem consultar todos os detalhes no site do restaurante, aqui.

Estado Líquido – Fusion Sushi

Eu sou uma amante de sushi, sashimi, da comida e cultura japonesa no geral. O Estado Líquido é um grupo que agrega vários restaurantes (todos no mesmo edifício, em Santos) a maioria dedicado ao sushi, tendo também uma forneria que é excelente.

Mas falando do sushi, um dos restaurantes dedicados ao mesmo é o Estado Líquido Fusion Sushi, que, como o próprio nome indica, é um restaurante de fusão. No Fusion Sushi temos o gosto de sentir a fusão entre os sabores do oriente e do ocidente, com uma decoração giríssima e uma qualidade fenomenal de sushi e sashimi.

IMG_0918_low-A560x370Um dos magníficos rolos de fusion sushi do Estado Líquido (foto besttables.com)

Decidi colocar este restaurante na minha lista, porque é o meu restaurante preferido de sushi de fusão e porque tem uma particularidade muito interessante (principalmente para casais): No restaurante, além da sala normal de refeições, têm uma sala mais recatada, num piso superior, exclusivamente para casais/grupos de duas pessoas. Tratam-se de uma espécie de “caminhas” como eu lhes chamo, onde vocês se descalçam e ficam à vontade em cima das mesmas. Têm um tabuleiro alto com tudo o que precisam para o vosso jantar e debaixo das ditas caminhas têm um espaço para guardarem os vossos sapatos. Esse espaço intimista abriga umas cinco camas salvo erro, devidamente distanciadas entre si, o que confere alguma privacidade, embora a mesma não seja total. A primeira vez que fui ao restaurante foi nessa sala “especial” e gostei muito da experiência (só lá estavamos nós e mais dois casais, por isso foi mais intimista ainda). Convém reservar, quer neste espaço quer na sala normal. Fica aqui a dica 😉

13492725803132-0-680x276O espaço intimista do Fusion Sushi (foto letsbonus.com)

O Estado Líquido Fusion Sushi é um restaurante um bocadinho caro, por isso é talvez mais indicado para uma ocasião especial; volta e meia os sites de descontos estilo Groupon fazem cupões para o restaurante, e valem muito a pena, porque o desconto é à volta dos 50%. Compensa muito, eu que o diga por experiência própria!

Além do sushi ser fabuloso, as sobremesas também não ficam atrás (têm uma que se chama tiramisushi, que é maravilhosa). É um dos meus restaurantes preferidos e vou lá sempre que posso 🙂 podem ver todos os detalhes sobre o grupo Estado Líquido no site deles, aqui.

O Fondue

Este restaurante é especializado em fondues (grelhados) de carnes exóticas, que não se encontram normalmente nos nossos talhos. Quem for amante de carne e de experimentar sabores novos de certeza que vai gostar deste restaurante. À parte do fondue em si, as entradas disponíveis são maravilhosas. Há um pouco de tudo em termos de carne, desde as mais tradicionais (porco preto, vitela, frango), passando por caça (javali, veado),  e até por animais que não se tem o hábito de comer por cá (camelo, crocodilo, etc). É uma experiência diferente! Para quem não gostar de carne, também existe fondue de alguns peixes, gambas, lagosta e até de queijo.

19122012164645O aspecto do fondue de várias carnes e/ou com gambas (foto timeout.sapo.pt)

Se não quiserem fondue, podem optar por escolher uma peça de carne das disponiveis na carta e pedir a mesma grelhada, ou então optar por alguns dos outros pratos do dia disponíveis. Quando lá vou gosto de experimentar um fondue com três carnes diferentes, à minha escolha. Os preços são médios; um fondue de três carnes fica a 26€ e dá para duas pessoas à vontade. Se juntarem bebidas e uma entrada deve rondar os 35€ as duas pessoas, dependendo das bebidas escolhidas.

Este restaurante existem no Barreiro e em Lisboa. Podem consultar todos os detalhes no site dele, aqui.

Café Fábulas

Por fim, mas não menos importante, uma sugestão que não é bem um restaurante mas passa bem por ele: o café Fábulas. Apesar de achar que já teve dias melhores, continua a ser um local muito agradável para ir beber uma bebida quente ou almoçar com amigos. O ambiente é todo ele vintage, com máquinas de costura a servir de mesa, empregados simpáticos e um menu bem fofinho, a favor da agricultura biológica. Passei um ano da minha vida em que ia ao Fábulas regularmente, pelo menos duas vezes por semana, e tornou-se um bocadinho de mim; sempre que volto lá as memórias inundam-me e fico super saudosista. Os empregados desse tempo ja não lá trabalham mas ainda consigo recordar os seus tiques e gracejos. Curioso não é?

fab61Uma parte de uma das salas do Fábulas (foto portugalconfidential.com)

O Fábulas tinha o melhor bolo de chocolate do mundo, a meu ver. Actualmente tem um bom bolo de chocolate, mas para mim já não é a mesma coisa…mas vale sempre a pena experimentar, porque é bastante bom, ainda. É assim:

cafe-fabulasBolo de chocolate do Fábulas (foto tripadvisor)

Não é um doce pecado este bolo? 🙂 O café encontra-se no Chiado e podem consultar todos os detalhes no seu site, aqui.

Espero que tenham gostado destas minhas sugestões…são locais que aprecio bastante e que, se forem food lovers como eu, vão ter de experimentar 😉

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: