Skip to content

[Receitas] Bolo de chocolate na caneca

Agora até parece que virou moda, mas eu já faço esta receita há imenso tempo. Quando a comecei a fazer, ainda nem sequer existiam os preparados para este bolo à venda no super-mercado (sim, já se encontra disso). Mas eu estou a falar do quê? De uma receita super fácil e deliciosa, até para os mais preguiçosos: Bolo de chocolate na caneca.

Encontrei esta receita por acaso, há uns anos, ao vaguear pela internet. Estava na hora do lanche e apeteceu-me fazer…não me arrependi! Apenas alterei um bocadinho. Fica mesmo muito bom!
receita-bolo-de-chocolate-na-canecaA receita original:

INGREDIENTES
BOLO
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (café) de fermento em pó
1 ovo pequeno

COBERTURA
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) rasa de chocolate
Granulado colorido a gosto

MODO DE PREPARAÇÃO
BOLO
Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate em pó e mexa. Incorpore a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao microondas durante três minutos na potência máxima.

COBERTURA
Junte todos os ingredientes e ponha no microondas por 30 segundos, também na potência máxima. Despeje no bolo ainda quente e polvilhe o granulado.

O que eu alterei: Além do chocolate em pó, coloquei 4 cubos de chocolate para culinária, e não fiz o tal molho para a cobertura, comi simples. Ficou delicioso 🙂 e é perfeito para o lanche, a medida da caneca deixa-nos mais que satisfeitos 😉
Nota: coloquem um prato debaixo da caneca, quando for ao microndas, porque o bolo corre o risco de escorrer um bocado ao principio, mas não se assustem, é mesmo assim…)Como fica tão bom e é tão fácil de fazer (uns 6, 7 minutos, já a contar com o microndas) achei por bem partilhar com vocês…para quem ainda não conhecia claro…Tenham em atenção a potência do microondas, porque o bolo pode rebentar…eu geralmente meto 2 minutos e ainda paro o microndas antes do tempo! Aconselho a que fiquem a ver o bolo a crescer, e quando o mesmo não conseguir crescer mais é porque já está no ponto, pelo menos comigo 🙂
(já devem ter reparado que eu sou viciada em chocolate…certo?)

A receita original veio do blog Receitas da Dina! E a foto apresentada retirei-a deste site.
Entretanto já fiz variações deste bolo e correu sempre bem! Já troquei o chocolate por caramelo, por baunilha…fica sempre bom.

Para os dias mais chuvosos sabe mesmo bem este bolinho com um chazinho…hmhm!
Enjoy 😉

Beijinhos,
Lara

Be First to Comment

  1. Eu também faço assim mas as tuas coberturas dão-lhe um toque especial 🙂

  2. Olá!
    Tambem costumo fazer esta receita xD
    Mas acrescento uma ou duas colheres da canela, fica optimo!!!!! experimenta.

    calicath.blogspot.pt

    • Parece-me uma óptima ideia Catarina 😀 vou experimentar sim!! Beijinhos *

    • Fica muito bom 😀 principalmente se usarmos os cubos de chocolate de culinária 😉 *

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: